Fernanda Torres Faz História no Globo de Ouro com "Ainda Estou Aqui"!
- fernando torres
- 6 de jan.
- 3 min de leitura
PREMIAÇÃO
Em Los Angeles, 6 de janeiro de 2025 - A atriz brasileira Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação no longa "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. A premiação ocorreu no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, durante a 82ª edição do Globo de Ouro, e a vitória de Fernanda marca a primeira vez que uma brasileira leva o troféu nessa categoria.

Foto: Reuters / BBC News Brasil
Contexto
Fernanda Torres superou concorrentes de peso, como Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O Quarto ao Lado") e Pamela Anderson ("The Last Showgirl"). Em "Ainda Estou Aqui", uma produção original do Globoplay, Fernanda dá vida à advogada Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos buscando a verdade sobre seu marido, Marcelo Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Histórico e Recepção
Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando "Central do Brasil", também dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O filme estreou em setembro no Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, e rapidamente se tornou um sucesso de crítica e bilheteria.
Discurso e Dedicação
Ao receber o prêmio das mãos de Viola Davis, Fernanda Torres dedicou a vitória à sua mãe, Fernanda Montenegro: "Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte perdura na vida, mesmo durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou. Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses", declarou a atriz. Ela também agradeceu a Walter Salles: "Que história, Walter!"
Repercussão e Impacto
Após o anúncio da premiação, a TV Globo e a Globo News interromperam a programação para entrevistar Fernanda Torres ao vivo. A atriz destacou a eficiência da campanha de divulgação do filme para a temporada de premiações de Hollywood. "Estamos em um trabalho muito forte. Meu nome veio vindo. A 'Variety' ajudou imensamente, 'Collider', 'Deadline'... começou uma campanha bonita", comentou Fernanda.
Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura, Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, comemorou a conquista: "Estamos extremamente orgulhosos e emocionados com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro. Este prêmio não só destaca o talento excepcional de Fernanda, mas também a qualidade e a relevância do cinema brasileiro e das produções originais do Globoplay. ‘Ainda Estou Aqui' é um filme que toca profundamente em questões históricas e emocionais do Brasil, e ver esse reconhecimento internacional é uma honra imensa para todos nós."
Corrida para o Oscar
Com a vitória no Globo de Ouro, as chances de Fernanda Torres ser indicada ao Oscar aumentam significativamente. A Variety comentou que o Globo de Ouro "consolidou o lugar dela na disputa por outros prêmios". A lista de indicados ao Oscar 2025 será revelada em 17 de janeiro, e "Ainda Estou Aqui" também está cotado para as categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.



Comentários